Notícias
 
Conquista
PAT de São Vicente poderá viabilizar até 300 empregos por mês, diz Luciano Batista
Equipamento do Estado conquistado pelo deputado foi inaugurado hoje (31/5), ao lado da Rodoviária
 

O trabalhador de São Vicente ganhou uma importante ferramenta na hora de conseguir um emprego. Foi inaugurado hoje o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade, na Rua Frei Gaspar, 2.577, ao lado da Rodoviária.

O PAT vicentino foi viabilizado pelo Deputado Estadual Luciano Batista, que fez os contatos entre o Estado e o Município.

“Levei o secretário de Emprego da cidade, Luiz Cláudio Bili, para uma reunião com o então secretário de Emprego do Estado, Guilherme Afif Domingos, e um dos frutos desse encontro está sendo inaugurado hoje”.

No local, será possível realizar desde serviços simples como emissão de carteiras profissionais e dar entrada no seguro desemprego, até serviços mais detalhados como consulta de vagas disponíveis, área para empreendedores e inscrições para cursos profissionalizantes. Também estarão disponíveis os cadastros para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).

“A atuação do deputado Luciano Batista foi fundamental para que o PAT de São Vicente ganhasse prioridade do Governo do Estado”, elogiou o secretário Bili. “Sem ele, certamente São Vicente ainda estaria aguardando para ter seu Posto de Atendimento ao Trabalhador”.

O PAT é coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho e Geração de Emprego e Renda de São Vicente (Seter). O projeto é uma extensão do programa Emprega São Paulo, que possui 12.971 trabalhadores cadastrados na Cidade.

“Também é importante ressaltar que o PAT de São Vicente será interligado aos das outras cidades da região. Isso significa dizer que o trabalhador vicentino terá acesso a vagas de empregos em toda a Baixada e poderá conseguir sua colocação em Cubatão, por exemplo”, disse Batista. “No começo, nossa expectativa é colocar 100 trabalhadores por mês no mercado através do PAT, mas o objetivo de 300 empregos mensais será atingido rapidamente”.

O deputado também lembrou que o novo PAT será fundamental para que os vicentinos possam concorrer às vagas que surgirão com a exploração da Bacia de Santos, o que deverá impulsionar também o pólo industrial de Cubatão e o Porto.

Para o prefeito de São Vicente Tercio Garcia, o PAT virá atender muitos moradores da Cidade que estão ingressando no mercado de trabalho: “Temos 1/3 da nossa população na faixa de até 17 anos de idade. Ou seja, um contingente enorme de jovens em busca de um lugar ao sol no mercado de trabalho que estão sendo capacitados e que vão se beneficiar destes novos serviços trazidos pelo deputado Luciano Batista”.

Cadastro – Qualquer trabalhador pode se cadastrar no PAT. Basta comparecer ao departamento de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas portando carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. A inscrição no programa é gratuita.

PEQ – Em seu discurso, Batista ainda lembrou que o encontro com Bili e Afif também garantiu a criação de 5,5 mil novas vagas no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

“Nessa reunião, conseguimos mais 5,5 mil vagas no PEQ, que serão oferecidas pelo Sest/Senat”, disse o deputado, lembrando que, no total, o PEQ vai oferecer 60 mil vagas em todo o Estado.

As vagas servirão para capacitar trabalhadores que não estão empregados, em cursos voltados para cargos técnicos, da indístria, comércio e transportes. O cadastro poderá ser feito no PAT.

 
 
veja outras fotos da notícia acima
       
       
       
 
       
 
Dê sua opinião Imprimir Envie para um amigo
 
veja outras fotos da notícia acima
 
 
 
 
Vídeos
82 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Na sua opinião, os investimentos estaduais dos últimos anos, em nossa região, foram melhores em que área?
Educação
Saúde
Segurança
Transportes
Outros
Resultados 
Newsletter
Para remover seu e-mail, clique aqui